Material Didático


CEPI PROFESSOR PEDRO GOMES 2014 - ATUAL


COLÉGIO JOSÉ CARLOS DE ALMEIDA 2014

DISCIPLINA ELETIVA
Tópicos de Filosofia I: Pensar o contemporâneo e a condição da política

PLANO DE CURSO
2014 (1º semestre)

Professor Regente: Atílio Malta
Colaboração: Bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) – Área de Filosofia/UFG

Ementa

O que significa ser contemporâneo? De quem e do que somos contemporâneos? A contemporaneidade e sua problemática relação com o tempo. A contemporaneidade, o corpo a corpo entre os sujeitos e os dispositivos (discursos, instituições, edifícios, leis, medidas de polícia, proposições filosóficas etc) e a rede que se estabelece entre esses elementos. A contemporaneidade e as condições de possibilidade de uma nova política.

Justificativa

Pensar a condição da política na contemporaneidade a partir de três indagações que podem ser assim formuladas: (i) Como ultrapassar os mecanismos que capturam a ação humana e marcam toda a política com a insígnia da catástrofe? (ii) Como pensar uma nova ação e uma nova política para além das dimensões consensuais-democráticas que o pensamento político atual parece tomar como único e último estágio evolucionário da humanidade? (iii) Como parar a máquina governamental em que parece ter se transformado toda a política e ter acesso a uma nova política, uma política da amizade, calcada numa outra experiência do tempo e de compartilhamento da existência?

Conteúdo programático

  • A condição da política na contemporaneidade: diagnóstico
  • Retorno às experiências originárias da política em nossa cultura
  • As condições de possibilidade de uma nova política: por uma política da amizade
Orientações e procedimentos metodológicos

  • Para discutir as questões formuladas na justificativa e nos pontos elencados no conteúdo programático, recorrer-se-á ao pensamento de Aristóteles, Nietzsche, Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben.

  • Quanto aos procedimentos:

. Palestra a ser ministrada por um professor da Faculdade de Filosofia da UFG sobre: “como fazer uma pesquisa filosófica?”
. Os alunos da disciplina eletiva serão incentivados a escolher um dos tópicos do programa do curso, para, a partir daí, levar adiante uma investigação (pesquisa) orientada pelos bolsistas do Pibid.
. Produção de textos didáticos pelos bolsistas para propiciar aos alunos uma primeira aproximação do pensamento dos autores selecionados.
. O trabalho será realizado em grupos, a partir desta divisão: 3 grupos com 5 alunos e 2 bolsistas; 1 grupo com 6 alunos e 3 bolsistas (a turma conta com 21 alunos).
. Projeção de filme (a definir) seguida de debate com um professor convidado.

Avaliação

Produção de um projeto de pesquisa pelos alunos da disciplina a ser apresentado na forma de pôster em um evento da escola ao final do semestre.

Bibliografia básica

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

_______. A comunidade que vem. Tradução António Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.

ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche e os gregos: cultura versus política (cap. 3). In: Nietzsche como pensador político – uma introdução. Tradução Mauro Gama e Claudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, p. 77-97.

ARENDT, Hannah. Introdução na política. In: A promessa da política. Tradução Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: Difel, 2008, p. 144-265.

ARISTÓTELES. Política (Livro I). Tradução Therezinha Monteiro Deutsch e Baby Abrão. São Paulo: Nova Cultural, 1999, p. 141-168 (Os pensadores)

_______. Ética a Nicômaco (Livros 8 e 9). 4ª ed. Tradução Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 170-219 (Os pensadores; v. 2)

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos VI - Repensar a política. MOTTA, Manoel Barros da (org.). Tradução Ana Lúcia Paranhos Pessoa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

NIETZSCHE, Friedrich. O estado grego. In: Cinco prefácios para cinco livros não escritos. Tradução Pedro Süssekind. 2ª ed. Rio de Janeiro: 7 letras, 2000, p. 37-54.

CEPAE 2013 - ATUAL


COLU  2009 - 2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário